27 de set. de 2013

COTIDIANO

MENINA DE OURO


A poço-branquense Maria do Socorro de Lima Azevedo, filha do poço-branquense Neto, participou entre os dias 12 e 15 de setembro de 2103 da 2ª etapa do “Circuito Loterias da Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação”, realizado em Porto Alegre/RS. Socorro competiu com os principais atletas paralímpicos brasileiros e ainda tem esperança de participar dos jogos Paralímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro/RJ.


Em Porto Alegre, a paratleta Socorro ganhou a medalha bronze, levantando 51 kg, pela categoria leve do Halterofilismo. Ela representou a SADEF/RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) e foi classificada para o Campeonato Brasileiro que será realizado de 04 a 10 de novembro, na cidade de Fortaleza/CE. Ao conquistar mais esta vitória em sua vida, Socorro agradeceu o apoio da família e amigos que estão sempre ao seu lado, dando-lhe forças para vencer novos desafios.

OBRAS NA RN-051


A Prefeitura Municipal de Poço Branco começou a operação “tapa buraco” na RN-051, após receber várias reclamações de moradores que utilizam a estrada que liga a BR-406 a cidade. Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Francisco José (Gué), foram encaminhadas diversas solicitações ao DER, órgão público do governo do Estado, pedindo o recapeamento da estrada, mas, até então, nenhuma resposta concreta fora recebida.


Ainda segundo Gué: “As reclamações da população eram constantes e diárias, mas como a prefeitura não tem orçamento para esse tipo de trabalho de recuperação, não podíamos fazer muita coisa, pois a RN-051 é uma estrada estadual e as obras são de competência do governo do Estado. Solicitamos essa recuperação várias vezes e nunca tivemos retorno do DER. Então, após muita reclamação, resolvemos fazer o que está ao nosso alcance para, pelo menos, amenizar a situação que estava aumentando os riscos de acidentes naquela estrada”.

ESTRADAS VICINAIS


Com a chegada da estiagem, a Prefeitura de Poço Branco estar fazendo a terraplenagem das principais vias de acesso aos distritos do município. A primeira etapa foi concluída com as melhorias dos acessos ao povoado de Contador e da estrada que inicia após o Hospital Municipal Manoel Targino Sobrinho a BR-406, passando pelo distrito de Santa Fé. A meta da prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura, é concluir a melhoria das estradas de acesso aos demais distritos até o início de outubro próximo.

22 de set. de 2013

COMEMORAÇÃO

ANIVERSÁRIO DO SINDICATO


Nesta sexta-feira (20), uma missa em ação de graças foi celebrada em homenagem aos 42 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco (STTR-PB). Associados, convidados e diretores estiveram no prédio sede da instituição, na Avenida Manoel Rodrigues, para celebrar o momento num fim tarde que teve o pôr-do-sol por testemunha.


A presidenta do sindicato, Gildênia Freitas, disse estar feliz e motivada com aquela cerimônia que também serviu para homenagear antigos e novos associados. “Para mim este é o momento de agradecer a todos os diretores, assessores, colaboradores e associados por todas as nossas conquistas e também pela contribuição que esta instituição dar todos os dias ao município de Poço Branco, especialmente a seus trabalhadores e trabalhadoras rurais”.


Muito bom poder acreditar em um ideal que faz realizar tantas necessidades e até pequenas dúvidas de toda essa classe social. Estou acreditando que podemos fazer muito mais, seja enquanto sindicalista ou cidadã dessa cidade”, revelou Gildênia. E completou: “Não existe sindicato sem as pessoas; não basta ter um prédio bonito se dentro não se faz o que essas pessoas precisam... Agradeço a Deus e a todos por aceitar nosso convite e lotar o sindicato, pois essa é uma prova de que estamos no caminho certo”.


Confira fotos do ofertório da Missa dos 42 anos do STTR-PB.






Créditos das fotos: página pessoal de Gildênia Freitas no Facebook.

17 de set. de 2013

ÚLTIMAS DO BLOG

FUTEBOL FEMINNINO


Jovens promessas do futebol feminino de Poço Branco se integraram a Seleção do Mato Grande que disputará a Copa Mulher de Futebol do RN. A competição contará com 25 cidades, terá a organização da Secretaria de Esportes do Estado do RN e será iniciada no dia 5 de outubro próximo.

O sorteio dos grupos ainda não foi definido, mas, a principio, será regionalizado para diminuir os custos de uma competição a nível estadual. A Seleção do Mato Grande será representada pela cidade de João Câmara e contará com o apoio da prefeitura local, de parceiros e também da Coordenação de Esportes de Poço Branco, através do desportista Junior Caju.

Raquel, Ninha, Jané Cobé e Jaqueline - atletas de Poço Branco/RN
Junior Caju fará parte da Comissão Técnica da Seleção do Mato Grande nessa disputa. Os treinos do selecionado, que conta com quatro representantes de Poço Branco, estão sendo realizados no Estádio Municipal Manoel Anacleto de Lima (Anacletão), em João Câmara/RN, todos os sábados pela manhã. A seleção tem partida amistosa para este sábado (21), contra um combinado da cidade de Taipu, jogo marcado para as 14h, no Anacletão.

ALECRIM FC – REALIDADE E DESAFIOS

A nova diretoria do Alecrim FC tem pela frente uma missão nada fácil, segundo informaram alguns dos novos diretores do clube a este Blog. O Alecrim FC acumula, atualmente, mais de R$ 3.700 em dívidas com fornecedores de material esportivo, bebidas, água e com o prestador de serviço de lavagem do material esportivo.

O clube está de portas fechadas há mais de seis meses, na parte social; o equipamento de som está parado e com danos que necessitam de reparos urgentes; alguns portões das saídas de emergência estão com defeitos; extintores estão com prazos de validade expirados; troféus estão acumulados em lugar não visível para o público; um freezer do bar está danificado, assim como pisos, banheiros e outras áreas internas e externas do clube. “Desde sua fundação, o Alecrim jamais passou por uma situação parecida”, confirmou um dos diretores do clube.

Durante esses seis meses sem atividade social, apenas a parte desportiva vinha funcionado, mesmo com muitas dificuldades, pois tinha à frente pessoas como Givanildo, Marronzinho, Valmir e outros. Já na parte social, que é a única fonte de renda do clube, não tivemos a mesma sorte”, declarou outro diretor.

O presidente eleito no último domingo (15), Givanildo Luiz, desabafou: “De agora em diante, com os pés no chão e com a graça de Deus, vamos organizar as coisas para começar essa dura jornada de retornar o Alecrim FC ao seu devido lugar. Aceitei esse desafio porque fui jogador do clube por mais de 15 anos e não seria agora, após deixar os gramados, que eu iria abandonar o clube que é a minha segunda casa. O Alecrim FC é grande e não merece tudo que estava passando. Por isso, espero que as pessoas que escolhemos para essa nova diretoria unão as mãos para ajudar o Alecrim FC a voltar a ser o que foi um dia”.

Para o atleta e diretor, Ivanilson Irineu, “Ninguém imaginava o que era preciso fazer para não deixar o esporte do Alecrim FC se acabar. Para jogar fora do município, tínhamos que fazer uma vaquinha antes para pagar o transporte, coisa nunca vista por aqui. A gente tirava dos nossos bolsos, das nossas obrigações para não ver o futebol desaparecer. Graças a alguns diretores, jogadores e amigos que vinham nos ajudando com pequenas contribuições, agente se virava para não deixar tudo desmoronar de vez, pois sem esse sacrifício até o futebol tinha se acabado”.

NOTA: Não resta a nova direção do Alecrim FC alternativa, a não ser a de arregaçar as mangas e trabalhar para mudar o cenário acima descrito. E mais do que isso: O Alecrim FC não pode permitir a repetição de erros passados, nem cair na mesmice do viver apenas do mínimo possível. Tem que inovar, quando for a hora certa. Também não pode fazer do presidente uma figura única, ditadora e centralizadora. Não há melhor exemplo que o Sanelândia EC, seu maior rival em campo, que também viveu momentos difíceis e que parece está se reerguendo.

16 de set. de 2013

ALECRIM FC

NOVA DIREÇÃO

O Alecrim Futebol Clube de Poço Branco realizou, neste domingo (15), Assembleia Geral de Associados para a escolha da nova diretoria para o próximo biênio, antecipando a escolha que estava prevista para outubro próximo. A composição da nova diretoria ficou assim definida:

Presidente: Givanildo Luiz da Silva (Toco)
Vice Presidente: Valmir Graciano da Costa

Diretores
1º Tesoureiro: Marijânio da Silva Cobé
2º Tesoureiro: Fabiano da Silva Oliveira
1º Secretário: Mário Sérgio de Freitas
2º Secretário: Livramento Correia da Silva
Diretor Social: Ornilo Cobé do Nascimento
Diretor Patrimonial: Ivanilson Irineu da Silva
Diretor Esportivo: Jailson Cacheado de Oliveira
Diretor Comercial: José Correia da Silva

Conselho Fiscal
1º Fiscal: Diogo Rafael Freitas
2º Fiscal: Evilázio Batista da Silva
3º Fiscal: Adailton Luiz da Silva.

A posse da nova diretoria do Alecrim FC ainda não foi definida. Porém, os maiores desafios da nova gestão serão os de resgatar, ao mesmo tempo, a parte social e desportiva do clube.

BREVE CRONOLOGIA

Sede Social do Alecrim FC (arquivo)
Fundado em 25 de março de 1973, o Alecrim FC foi uma das primeiras agremiações de futebol e o terceiro clube social do município emancipado. Suas atividades iniciaram num pequeno prédio adaptado, ainda na Avenida Nóbrega Machado. Após alguns anos funcionando, exclusivamente, com a parte social, o clube se mudou para o local atual (foto acima) e foi lá que começaram mais fortemente os investimentos na parte desportiva.

O Alecrim FC chegou a ter uma equipe de futebol feminino nos anos 80 (arquivo)
Nestes mais de 40 anos de existência, por sua contribuição para o lazer de várias gerações de poço-branquenses, para festas de escolas e aniversários de uma forma geral, o Alecrim FC ganhou o apelido de “O Bode” (possivelmente uma referência à figura de um Bode que estampou um dos primeiros uniformes do clube de futebol) e fez história no município.

A esquerda da foto, o novo presidente do Alecrim FC, Givanildo Luiz (Toco)
No princípio, o social funcionava apenas aos sábados, mas depois o clube chegou a receber eventos também aos domingos: esta foi considerada a “época de ouro” do Alecrim FC. Já aos domingos, as atividades vespertinas do Alecrim eram dedicadas ao futebol: num domingo jogava em Poço Branco; num outro, viajava para outras cidades, povoados e distritos da região para realizar jogos amistosos ou até oficiais.

Partida comemorativa pelos 38 anos do Alecrim - em 2011
Na galeria do clube, ainda se encontra uma considerável quantidade de troféus, taças, fotos e premiações pelas suas conquistas. Algumas caíram no esquecimento e não possuem registros ou estes se apagaram pela ação do tempo. O Alecrim FC também protagonizou partidas memoráveis contra seu maior e eterno rival: O Sanelândia EC, rivalidade que ainda permanece viva – seja na concorrência entre as sedes sociais ou no futebol amador.

Jailson Cacheado, torcedor símbolo do Alecrim FC
O Alecrim também viveu momentos de extremas dificuldades, tendo passado alguns períodos com suas portas fechadas. Notícias de escândalos e suspeitas, não conclusivas, da apropriação de valores patrimoniais e financeiros do clube, por parte de alguns ex-presidentes, ajudaram a manchar a imagem da agremiação e muitos desportistas se afastaram do clube. A necessidade e o alto custo para se adequar a legislação especifica e vigente (de segurança e acessibilidade) também manteve o Alecrim sem funcionar por algum tempo.

Elenco campeão municipal de 2000 (arquivo)
O clube, que chegou a totalizar mais de 150 sócios, hoje mantém uma pequena quantidade de diretores atuantes e alguns poucos atletas em atividade no futebol (juvenil e titular). A parte social está desativada há algum tempo e sem previsão de retorno. Mas, entre o auge e a quase decadência, o Alecrim FC sempre se reinventa e renasce das cinzas - outra particularidade desse clube poço-branquense.

NOMES ILUSTRES

TORCIDA

Num determinado período, o Alecrim FC possuía uma “Charanga” que animava os seus jogos. Durante mais de 10 anos, a Charanga do Bode, como era conhecida, teve vários componentes, destacando-se: Dédo Caju, Chico Henrique, Cláudio Gonçalo, Mané Naldo, Raimundo Cego, Chin-Chin, Abel da Acauã, Raimundo de Bastinha, dentre outros. E os músicos da Charanga seguiam um ritual: saiam do Bode, passavam pela venda de Seu Milton Salustino (para comprar a Pitu), seguiam pelo corredor da Lagoa e chegavam ao antigo campo “turbinados” para animar a torcida alecrinense.

Elenco de 1987 - campeão municipal (arquivo)
Os comentaristas de arbitragem da época nunca ocuparam cabines de rádio, não existiam jornais impressos e nem muitos menos a internet (blogs, sites e redes sociais). Nada ficou registrado, além de poucas fotografias e na memória de alguns. O pós-jogo acontecia sempre na sede social do clube, especialmente em caso de derrota em campo. Dois deles se destacaram por longos anos e jamais foram substituídos: João Pinheiro, pelo Sanelândia EC, e Xunda, pelo Alecrim FC. O primeiro exclamava: errooou...”; e o segundo retrucava: está ceeerto, seu juiz...”.

DIRETORES E ATLETAS

Irmãos Ornilo e Mário Cobé, Dadá e Roberto Cará (arquivo)
Muitos nomes podem ser citados para contar a história antiga e recente do Alecrim FC. Porém, algum sempre será esquecido, pois são várias gerações de atletas e diretores e isto torna qualquer enumeração incompleta. Assim mesmo podem ser citados: Assis Biriu, Ari, Barba, Beto Luiz, Bolinha, Chico Branco, Chiquinho Cutia, Cícero Luiz, Dadá Luiz, Dedé de Xunda, Dedé Mateus, Doca, Gaspar, Jailson Cacheado, João Dias, José Roque, Junior Caju, Livramento Correia, Luciano Eletricista, Luiz Félix, Lulita, Luciano Gonçalo, Manjuba, Mário Cobé, Mateuzinho, Netinho Venâncio, Ornilo Cobé, Quinho Freitas, Raimundinho, Roberto Cará, Sérgio Freitas, Tico de Noel, Titico de Isaura, Tonho Biata, Tonho Castanha, Tota Gago, Valderi de Filó, Zé Preto, dentre muitos outros.

14 de set. de 2013

SETE DE SETEMBRO

DESFILE CÍVICO EM CONTADOR

Representação do grito da independência
As comemorações pelo sete de setembro, em Poço Branco, ocorreram no distrito de Contador, na tarde da sexta-feira (13), uma vez que a tradicional Cavalgada da Independência não aconteceu esse ano.

As três forças armadas do Brasil também foram representadas
Funcionários e alunos (acompanhados de seus responsáveis) da Creche Municipal Maria Pureza e da Escola Municipal Maria de Lourdes Costa, ambas da comunidade do Contador, desfilaram pelas principais ruas do distrito em ato cívico considerado inédito.

Sebastião Rodrigues (foto) é um dos nomes ilustres da comunidade
No momento, além da representação dos tradicionais símbolos da Independência do Brasil, a parada também resgatou tradições daquela comunidade e alguns de seus mais importantes personagens, como o ex-vereador Sebastião Rodrigues (in memorian).

Com informações e fotos de Cristina Rocha (Facebook).

REFLEXÃO

Os erros são úteis quando nos educam. Eu mesmo tenho aprendido mais com os erros que cometo do que com os acertos. Se encararmos cada deslize como uma boa oportunidade de aprendizado, seremos cada vez melhores e mais completos como profissionais.

Reinaldo Polito.

10 de set. de 2013

RESULTADO

ENQUETE DO BLOG

Você acredita que as novelas e os programas de TV, de uma forma geral, podem influenciar negativamente no comportamento social, nos hábitos consumistas, nas relações familiares e nos modos de vida das pessoas?

Sim – 71%
Não – 12%
Depende – 14%
Não sei – 3%

Obrigado por opinar.

4 de set. de 2013

ESPORTE LOCAL


TAÇA POÇO BRANCO DE FUTSAL

Gama - o campeão
Chegou ao fim mais uma competição desportiva em Poço Branco. Neste sábado (31/08) aconteceu a partida final da I Taça Poço Branco de Futsal, disputada entre as equipes do Besouro/Game Gol e Gama. Ao completar 10 anos de existência, o Gama sagrou-se campeão da competição, sendo este o sétimo título de sua curta história.

Besouro/Game Gol - vice-campeão
A equipe do Gama é atualmente comandada pelos irmãos Adailton e Givanildo Luiz, filhos do saudoso desportista poço-branquense, Cícero Luiz. Na competição, o Gama realizou seis jogos, venceu cinco, marcou 19 gols e sofreu 12.

Percivaldo Junior entregou troféu ao artilheiro da competição
O artilheiro da competição foi Ninho Cobé, atleta do Asas, que marcou sete (07) gols. O melhor goleiro foi Raiony (Gama) que sofreu apenas nove (09) gols. O atleta revelação da competição foi Cleiton Max (Liverpool).

Edinho entregou troféu ao melhor goleiro da competição
A competição contou com o apoio do prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, do vice-prefeito, Percivaldo Junior, do vereador Edinho e do empresário José Roberto, da Loja JR Variedades.

Micharles Nunes e Gean Carlos (árbitros de João Câmara)
Em nome da comissão organizadora da competição, o desportista e Coordenador de Esportes de Poço Branco, Junior Caju, agradeceu a todos os colaboradores, atletas, torcedores e ao público em geral pela participação honrosa e pacífica na competição, salientando o quanto eventos desportivos deste porte são importantes para a vida social de uma pequena cidade.

Churrasco de comemoração pelo sétimo título do Gama