26 de mai. de 2013

ESPORTE

I COPA POÇO BRANCO

O futsal continua sendo um grande atrativo e o ginásio tem recebido bom público
Nesta sexta-feira (24) aconteceu abertura da I Copa Poço Branco de Futsal (categoria adulto masculino). A novidade do certame ficou por conta da participação de atletas de outros municípios, o que para muitos espectadores dar mais emoção às partidas.

Besouro/Game Gol
Fluminense
Na primeira rodada somente duas equipes conseguiram vencer: o Fluminense de Batista Silva (filho do saudoso Cícero Luiz) e a forte equipe do Besouro/Game Gol do técnico João Paulo e do auxiliar técnico, Marquinho Menezes.

Jr Variedades
Liverpool

No primeiro jogo da competição, a nova equipe de futsal de Poço Branco, o Liverpool, liderada pelo fixo Alex Sandro Ezequiel não conseguiu vencer a boa equipe do Vitória do Xavier e o jogo terminou em 1 a 1. Na segunda partida da noite, o Besouro/Game Gol aplicou um sonoro 8 a 1 na equipe do Jr Variedades, do experiente ala Zé Roberto.


Náutico do Serrote
Bad Boys
No sábado (25), quem estreou com vitória foi o Fluminense, liderado pelo pivô Ranierison que marcou quatro dos cinco gols da sua equipe sobre o ABC de Contador (5 a 3). No último jogo da 1ª rodada, as equipe do Náutico do Serrote e do Bab Boys fizeram um jogo bastante movimentado. No último minuto da etapa final, com um gol contra marcado pelo ala direito Wilton, a equipe da Lagoa do Serrote conseguiu um empate em 2 a 2.

Vitória do Xavier
PRÓXIMOS JOGOS

Sábado (01/06)
20h - Liverpool x Bad Boys
21h - Besouro/Game Gol x São Caetano

COMUNICADO

Comunicamos as equipes do Mais Que Delicia, Jr Variedades, Gama e Asas que, por motivo das comemorações do Mês Mariano da Igreja Católica, não acontecerão as partidas 05 e 06, deste certame. O motivo é a realização da tradicional seresta de enceramento do acontecimento religioso nas dependências do Ginásio Caxiadão. Os referidos jogos foram transferidos para o dia 21/06, em conformidade com a tabela deste certame.

EM BREVE

EXPEDIÇÃO

A antiga Igreja do Coração de Jesus está coberta pelas águas do Rio Ceará Mirim
A convite de amigos, o Blog de Poço Branco fará expedição fotográfica e matéria pelo Rio Ceará Mirim, no trecho compreendido entre a Barragem Eng. José Batista do Rego Pereira, passando por Poço Branco Velho até as imediações da comunidade da Pousa. No percurso, certamente surgirão muitas fotos, depoimentos e histórias da região que deu origem ao município de Poço Branco. Em breve aqui no Blog.

23 de mai. de 2013

ESPORTE LOCAL

FUTSAL MASCULINO

Terá início nesta sexta-feira (24) a I Copa Poço Branco de Futsal Adulto Masculino. A 1ª rodada da competição acontecerá segundo a tabela abaixo:

Sexta-feira - 24/05
20h - Vitória do Xavier x Liverpool
21h - Besouro Game/Gol x JR Variedades

Sábado - 25/05
20h - Fluminense x ABC de Contador
21h - Bad Boys x Náutico do Serrote

Bad Boys espera repetir nas quadras o sucesso dos campos de futebol
Após reunião técnica da competição, ficou decidido que cada equipe poderá inscrever até 20 atletas, sendo livre a inscrição de até três jogadores não domiciliados em Poço Branco – o que não foi permitido em competições anteriores. A intenção é que as partidas ganhem em nível técnico, competitividade e sejam mais atrativas para o público presente.

O ABC de Contador pretende lutar pelo título da Copa Poço Branco 2013
A competição realizará 25 partidas em cerca de mil minutos (tempo normal) e contará com a participação de doze equipes (da sede e dos distritos) e mais de 200 atletas inscritos. Os jogos serão realizados no Ginásio Caxiadão, entre 24 de maio e 27 de julho de 2013, sempre às sextas-feiras e sábados.

A competição conta com apoio do prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, do vice-prefeito, Percivaldo Junior, do vereador Edinho e da loja JR Variedades.

21 de mai. de 2013

FESTAS




15 de mai. de 2013

COTIDIANO

ENTREVISTA

Conforme anunciado em 29 de março passado, o Blog de Poço Branco passa a exibir uma rápida impressão da peça teatral “A Paixão de Cristo”, sob a ótica do seu primeiro protagonista: o professor José Cassimiro Felipe.

A PAIXÃO DE CRISTO

A primeira coisa que posso dizer sobre a Paixão de Cristo é que Poço Branco peca muito por não valorizar a sua cultura e que isso tem e terá muitas consequências. Agora, reservo-me ao direito de não polemizar sobre o assunto... No mais, tenho a dizer que o Grupo Teatral Águia (GTA) foi criado a partir de iniciativas de um antigo grupo de jovens de Poço Branco muito presente na vida cultural, religiosa e social da cidade.

A ideia veio através da iniciativa da Irmã Ondina Gonzatto (in memoriam) que articulou a criação de um grupo específico daqueles jovens para atuar em peças teatrais, com destaque para as peças religiosas. Eu, que fazia parte do grupo de jovens, fui convidado a participar desse desafio, pois tinha alguns atributos que chamavam a atenção para a Paixão de Cristo: era magro, tinha cabelos longos e uma barba que começava a surgir.

Entrada de Jesus em Jerusalém (foto: José Cassimiro)
No princípio, tive muito medo e não aceitei de imediato. Era um jovem muito tímido e isso poderia me atrapalhar bastante. Mas, com o decorrer do tempo, fui participando mais efetivamente dos encontros com jovens de outros municípios, os chamados “zonais”. Com isso, fui perdendo o medo e me sentindo mais seguro – inclusive para falar em público.

Lembro que, ao participar do III Zonal, ocorrido em São Gonçalo do Amarante, conclui o relatório final do encontro e ouvi a seguinte frase da saudosa Irmã Ondina: “Você está pronto. Vamos fazer um ensaio ainda hoje?”. E então não tive mais como recusar. Foi assim que comecei a representar o maior homem que o mundo já viu: Jesus Cristo.

Cassimiro (Jesus) e Quinho Freitas (soldado romano) - encenação nos anos 80
No primeiro ano, de uma série de catorze, confesso que, ao entrar naquela quadra de esportes, adaptada para a apresentação, o sangue me fugia das veias. Na versão inicial da peça não existia a “entrada triunfal em Jerusalém”, não tendo a participação do tradicional jumento. Eu entrava a pé, a frente dos demais atores que passavam por mim e se sentavam para ouvir um dos mais belos ensinamentos da humanidade: “as bem aventuranças”.

Nos primeiros anos, esses momentos iniciais sempre me faziam fugir as palavras do texto. Ao levantar o rosto e ver aquela multidão nas arquibancadas da quadra, fazia uma prece emergencial ao Senhor Jesus Cristo e acredito que ele sempre me socorreu. Ao pronunciar a primeira palavra, o medo sumia e o texto fluía em sua plenitude.

Nessa época, a apresentação era realizada num só dia - a sexta-feira santa. Após a minha primeira apresentação, a Irmã Ondina, muito entusiasmada com os resultados, convocou uma reunião de avaliação entre os membros participantes. E nos dias seguintes, o assunto na cidade era o sucesso da Paixão de Cristo.

CHUVAS

A terça-feira (14) trouxe muita chuva nas regiões Litorânea, Agreste e Mato Grande. Nas últimas 24 horas, as maiores chuvas se concentraram no litoral norte do Estado, especialmente na altura do município de Touros - onde o índice pluviométrico registrado pela Emparn foi superior a 30 mm.

Imagem de satélite - Emparn
Em João Câmara, a Emparn registrou pouco mais de 15 mm de chuvas de ontem para hoje. Já em Poço Branco, onde não há estação medidora oficial, a leitura do satélite mostrou chuvas de intensidade em torno de 10 mm. O final da tarde chegou mais cedo, assim como a noite, e a cidade de Poço Branco escureceu mais cedo que o normal. A iluminação pública da cidade foi acionada e as pessoas, sem outra opção, combateram o frio ficando mais tempo dentro de casa.

Segundo o site Climatempo, a previsão para o município de Poço Branco é de tempo nublado até o domingo (19), com chuvas a qualquer hora – especialmente à noite/madrugada.

12 de mai. de 2013

DIA DAS MÃES 2013

PARABÉNS


O Blog de Poço Branco parabeniza todas as mães de Poço Branco pelo seu dia e por está presente em nossas vidas todos os dias, faça chuva ou faça sol. Parabéns!

Equipe do Blog.

11 de mai. de 2013

ÚLTIMAS DO BLOG

HOMENAGEM I

Homenagem às mães da Creche Maria Mateus

As funcionárias da Creche Municipal Maria Mateus organizaram, nesta sexta-feira (10), uma singela homenagem às mães dos seus alunos. Na ocasião, as funcionárias expuseram produções artísticas confeccionadas na instituição, renderam homenagens e, ao final, degustaram um delicioso buffet. A creche é dirigida pela professora Eliana Rodrigues.

HOMENAGEM II


Na mesma data, agora no distrito de Contador, a equipe de colaboradoras e funcionárias da Creche Municipal Sebastião Rodrigues também realizaram uma importante homenagem às mães daquela comunidade. Assim como na sede do município, a cerimônia foi marcada por emoção e agradecimentos a todos que compõem a instituição de ensino, aos alunos e às suas mães. A creche de Contador é dirigida pela professora Alessandra Miguel.

MISSA NO SURUBIM


O Grupo de Oração Santa Terezinha esteve, nesta sexta-feira (10), na comunidade do Surubim para levar a Santa Missa aos moradores daquela localidade. A Palavra de Deus foi pregada aos presentes com o acompanhamento musical do Grupo de Canto da Igreja do Coração de Jesus.

FUTEBOL

Muitos poço-branquenses marcaram presença, na quinta-feira passada, para assistir a partida entre o América/RN e o Atlético/PR, válida pela Copa do Brasil 2013. A inauguração oficial do Estádio Barretão, em Ceará Mirim, fez surgir novas rádios e até Tv naquele município, tudo por conta da presença do clube potiguar em eventos nacionais.


Por lá, foram vistos o professor Cristovam Marques, seu filho Vinícius e o sobrinho Gustavo; também estiveram no estádio o ex-prefeito Roberto Lucas, Luciano Targino e mais uma dezena de conterrâneos. A proximidade do estádio com o município de Poço Branco foi o maior atrativo, mas os preços dos ingressos e, é claro, o resultado da partida desanimaram um pouco o ímpeto da torcida vermelha de Poço Branco. Para todos, o sentimento predominante foi de que “melhores dias virão para o Mecão”.

FUTSAL



O recente ABC de Contador e Grêmio de Samambaia reviveram, no sábado passado (04), memoráveis clássicos entre equipes das duas comunidades do interior: não estamos falando no futsal e sim no futebol. As equipes dos dois distritos têm muitos confrontos nos gramados, mas nas quadras o feito foi inédito. De agora por diante, o embate entre os distritos se repetirá.

SEMINÁRIO

Gildênia foi uma das palestrantes do seminário
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Branco participou nos dias 9 e 10 de maio do Seminário “Margaridas em Marcha pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres no Campo e na Floresta - Pacto/RN”. O evento aconteceu no Hotel Monza, em Natal. O importante evento reuniu cerca de 200 participantes e contou com representação local. Estiveram lá, a presidenta do Sindicato, Gildênia Freitas, e as conterrâneas Nathally Almeida, Mauricélia e Miriam Silva.

QUEDA NO PREÇO?

Estranha a queda, do dia para noite, no preço de vários Smartphone no mercado de celulares. Até disseram que os fabricantes e as operadoras de celular desejam apenas difundir o produto em todas as camadas sociais. Disseram também que o governo ajudaria baixando a carga tributária desses aparelhos eletrônicos. Nada disso: é que vem aí a geração de celulares 4G, o que tornará obsoletos os atuais Smartphone 3G. E quando será possível navegar neste patamar de velocidade nunca se sabe. Isso é Brasil!

7 de mai. de 2013

ESPORTE LOCAL

A FESTA DO ESPORTE

Início da reforma em julho/2012 (arquivo)
Foi neste sábado (04) que os desportistas dos distritos de Samambaia, Baixos de São Miguel, Lagoa do Serrote, Zé Gomes e dos loteamentos de Surubim, Nova Aliança e Nova Vida ganharam um presente aguardado há mais de 14 anos. O Ginásio de Samambaia, que recebeu o nome do filho ilustre da terra, Chico Cândido, foi entregue a comunidade depois de ficar grande parte do tempo servindo a outras finalidades - exceto a social e desportiva.

Fachada do ginásio totalmente reformado e entregue a população
O ginásio, que esperou (em vão) pela iniciativa de três outras administrações municipais, chegou ao cúmulo de servir como depósito e até como morada provisória para retirantes e sem teto. Já durante a fase final de sua reforma, as obras do ginásio chegaram a ser paralisadas devido a um ato de sabotagem/vandalismo: óleo preto foi derramado no piso, modificando suas características e tornando-o escorregadio e impróprio para a prática de qualquer esporte – (P.S: infelizmente, ainda existem pessoas que não desejavam a conclusão do ginásio).

Com uma área construída estimada em 1.000 m2 e capacidade para um público de 450 expectadores sentados, o Ginásio Poliesportivo de Samambaia possui iluminação e dependências (banheiros, vestiários e secretaria) que nada deixam a desejar em relação a outros da região. Em breve, serão instaladas as telas de proteção dando ao ginásio o aporte necessário para a prática da educação física na rede municipal de ensino e para os moradores em geral. É, de fato, uma obra que não servirá apenas ao desporto da comunidade como também a sua vida cultural e social.

Segundo o Coordenador de Esportes e Lazer de Poço Branco, Junior Caju: “O ginásio é uma obra de todos; não tem partido e nem qualquer conotação política ou partidária, como todas as obras dessa administração... Ele deverá atender, inicialmente, a uma média de 200 crianças, jovens, adolescentes e adultos semanalmente, sempre de forma gratuita. Isso contando só a parte desportiva, seja para competições oficiais ou apenas para o lazer”.

Ainda segundo Junior Caju, o quantitativo de utilização inicial do ginásio poderá ser ainda maior, tendo em vista “a novidade” que a obra representa para as localidades beneficiadas. Ele ainda argumenta que, após as entregas das quadras da Pouza e do Serrote, Poço Branco contará com uma rede desportiva jamais vista na história do município e poderá realizar competições e eventos desportivos em cada distrito, sem a necessidade de deslocamento dos atletas. “Em pouco tempo, o desporto de Poço Branco deixará de ser concentrado na sede e chegará aos quatro cantos, considerando ainda que cidade ganhará o primeiro estádio de futebol em breve e que será possível incentivar a prática de outros esportes... Os prédios podem não ser tudo, mas sem eles não há como realizar um grande trabalho social, cultural e desportivo que envolva a maior parte possível da população”, concluiu o coordenador.

TORNEIO DE FUTSAL


Durante a inauguração do ginásio, várias autoridades locais estiveram presentes. O prefeito da cidade, o vice-prefeito, a primeira dama, secretários, vereadores e desportistas presenciaram a apresentação da Banda de Música Adauto Lopes e, em seguida, assistiram a um torneio de futsal alusivo à data.

A primeira competição do novo Ginásio de Samambaia envolveu oito equipes da região: Goiás (Nova Vida); ABC (Contador); Internacional e Juventude (Baixos); Grêmio (Samambaia); Manchester e Barcelona (Surubim) e Nacional (Serrote). A tabela e o resultado da competição estão a seguir:

1ª fase
1ª partida: Grêmio 0 (3) x 0 (1) Goiás (pênaltis)
2ª partida: Barcelona 0 (2) x 0 (1) Manchester (pênaltis)
3ª partida: Nacional 3 x 0 Internacional
4ª partida: ABC 3 x 1 Juventude

2ª fase
5ª partida: Grêmio 0 (4) x 0 (3) Barcelona (pênaltis)
6ª partida: Nacional 0 x 1 ABC

3º lugar
7ª partida: Barcelona 0 x 1 Nacional

Final
8ª partida: ABC 3 x 0 Grêmio

HOMENAGEM AO BOTAFOGO 


Aproveitando a ocasião, o leitor do Blog de Poço Branco, Canindé Câmara (Kanydgia), homenageia e parabeniza todos os botafoguenses de Poço Branco e região pela conquista do Campeonato Carioca 2013. Parabéns pela conquista, especialmente por tantas injustiças que o Botafogo/RJ já sofreu ao longo de sua história recente.

ESPAÇO SOLICITADO

UTILIDADE PÚBLICA 

Meu nome é Paulo Cesar Martiniano. Sou músico (guitarrista) e moro no município de São Miguel do Gostoso. Venho, através desse blog e da importância que ele tem na região de Poço Branco, pedir aos leitores que me ajudem a recuperar uma mochila perdida contendo uma pedaleira de guitarra (G7X ZOOM). Perdi o equipamento na última quarta-feira (1º de maio) após a Cavalgada do Trabalhador. Gostaria que pudessem me ajudar a recuperar meu instrumento de trabalho, que não tem serventia para quem não é do ramo musical. Garanto uma boa gratificação a quem encontra e me devolver. Meu telefone é: (84) 9196-3658 (Claro). 

FÓRUM DE EDUCAÇÃO


Nesta segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação de Poço Branco realizou o Fórum Municipal de Educação para escolha dos educadores que irão representar o município na Conferência Estadual e Federal da área. O Fórum envolveu uma grande estrutura da prefeitura, reunindo servidores de todas as secretarias, representantes eclesiásticos, do sindicato rural, professores, diretores municipais e estaduais, pais de alunos e entidades particulares.

Imagem: Kássia Ataliba.

VISITA AOS CORREIOS 


Dando seguimento ao Projeto “Trabalhando Gêneros Textuais”, especificamente a Carta, alunos poço-branquenses foram conhecer as dependências dos Correios e como funciona aquele importante órgão público. A professora Andréa Lucas levou seus alunos (do 3º ano) para uma aula prática. Na oportunidade, os estudantes entrevistaram o carteiro da cidade e enviaram as suas primeiras cartas em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, que custearam os selos para que as cartas fossem postadas.