28 de jul. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

É A LEI...


Interditado pelo IBAMA, em dezembro de 2011, o abatedouro público de João Câmara está fechado há sete meses e tem provocado inúmeros prejuízos aos comerciantes e consumidores de carne daquela cidade e região. O abatedouro camarense passou por reforma e ampliação e, mesmo assim, foi fechado por não possuir licença ambiental e não se adequar as normas de higiene e aquisição de novos equipamentos. E a Prefeitura de João Câmara, administrada por Ariosvaldo Targino (DEM), ainda foi notificada a pagar uma multa de R$ 70 mil. Ao que parece, não adiantaria nenhuma reforma (por maior que fosse): sem a licença ambiental, que deveria existir antes da construção do prédio, a interdição continuaria.

À época, a realidade do abatedouro de João Câmara era praticamente a mesma vivida pelo de Poço Branco (foto acima), com o agravante do poço-branquense ser uma construção mais antiga, que não obedecia a projetos estruturais básicos e estava em condições gerais bem piores. Antes de ser fechado, em abril de 2011, o matadouro de Poço Branco era criticado por ser um local com falta de higiene no manuseio das carnes e também por está próximo do lixão da cidade. Estes motivos eram expostos em blogs, em programas de rádio e eram os argumentos utilizados para a interdição do matadouro de Poço Branco.

Eram críticas que, até então, não tinham qualquer preocupação com os marchantes e comerciantes de carnes, apenas com a saúde pública da população – dizia-se. Entretanto, depois que o matadouro de Poço Branco foi fechado esse discurso mudou totalmente. Agora, questiona-se o fechamento do matadouro (há pouco mais de um ano) e o porquê da demora em reabri-lo imediatamente. A preocupação de quem continua criticando passou a ser com os marchantes e comerciantes de carne, deixando a falta de higiene (agora) em segundo plano.

Como é senso comum de quem acompanhou o matadouro desde sua abertura até a interdição, o prédio jamais seguiu todas as normas exigidas em lei para sua operação. Até mesmo quando a estrutura do matadouro era recém-inaugurada, faltavam equipamentos essenciais ao trabalho de matança dos animais e o manuseio das carnes jamais seguiu normas mínimas de higiene. Uma realidade que se arrastou até o ano passado. E diz a lei vigente: não adiantará fazer reformas grandes ou pequenas sem licença ambiental, pois os órgãos responsáveis jamais permitirão a reabertura. Essa é a realidade para Poço Branco, João Câmara e todos os demais municípios que tiveram seus abatedouros fechados. É a Lei...

ÚLTIMAS

O Orkut foi o centro das discussões políticas nas eleições municipais de 2008, cuja comunidade mais acessada tinha o nome “Poço Branco”. Agora, o Facebook ganhou a preferência dos internautas de Poço Branco, com as discussões mais do que acaloradas acontecendo num grupo de mesmo nome.


O Alecrim FC venceu a I Copa 26 de julho ao derrotar o Botafogo de Contador numa final eletrizante. Até hoje a turma do verde comemora... Haja gela.


A Pedra da Mina (foto acima) é um dos locais mais bonitos de Poço Branco, apesar de está inundada pelas águas do Rio Ceará Mirim. O aglomerado de pedras fez parte da vida de várias gerações de poço-branquenses e, além de local para diversão de jovens e crianças, a pedra ainda esconde muitos segredos e lendas. Pena que, para contemplá-la totalmente, a barragem precisa estar em um nível de água considerado baixo.

DIVULGAÇÃO

CANDIDATOS DIVULGAM MATERIAL PUBLICITÁRIO PARA CAMPANHA





Os candidatos solicitaram o espaço do Blog para divulgação gratuita de seu material fotográfico, como prevê a legislação eleitoral vigente.

26 de jul. de 2012

ANIVERSÁRIO DE POÇO BRANCO

PARABÉNS DO BLOG


PELOS SEUS 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, RENDEMOS OS NOSSOS VOTOS DE MUITO PROGRESSO, PAZ E VIDA EM HARMONIA.

PARABÉNS POÇO BRANCO!

DOS TEUS FILHOS E FILHAS QUE TE AMAM DE VERDADE E JAMAIS TE ABANDONARÃO.

24 de jul. de 2012

FESTA

23 de jul. de 2012

GERAIS

ALECRIM FC


Neste domingo (22), o Alecrim FC participou de um Torneio Início, realizado no Bairro do Corte, na cidade de João Câmara. A equipe de Poço Branco jogou com um elenco misto e foi eliminada nos pênaltis, na terceira partida da competição, pelo América de Jandaíra.

O Alecrim FC e o Bad Boy representarão o município de Poço Branco no IX Regional de Futebol que, por causa do período eleitoral, está previsto para iniciar em 5 de agosto. A equipe do Bad Boy, que está em outra chave da competição, não participou do Torneio Início devido a um passeio do seu bloco carnavalesco.

O Blog de Poço Branco deseja boa sorte às equipes poço-branquenses.

INAUGURAÇÃO


A inauguração do comitê de campanha da coligação “Poço Branco cada vez melhor” aconteceu no último sábado (21), em evento que também marcou a data de aniversário do seu candidato à reeleição, Maurício Menezes.


O encontro foi a primeira movimentação pós-convenção daquela coligação. Lá, não faltaram os tradicionais discursos inflamados, palavras de ordem, abraços e muita emoção.


Mas o que não estava previsto aconteceu: uma passeata/carreata pelas ruas da cidade. Foi atendendo ao pedido da “militância vermelha” que a coordenação da campanha e os candidatos aceitaram o desafio de ganhar as ruas, mesmo sem a presença maciça da população da sede e dos distritos do município.


Todos saíram a pé, de carro e de moto e acabaram sentindo o calor da população que ansiosamente aguardava a primeira movimentação da campanha vermelha.

TROPAS FEDERAIS

O Tribunal Regional Eleitoral do RN confirmou o pedido feito por 32 Zonas Eleitorais do Estado para que tropas federais atuem no dia das eleições, marcadas para 7 de outubro próximo. Os pedidos são feitos considerando, principalmente, o grau de animosidade política que há nas regiões que encaminharam solicitação de reforço. O próprio TRE-RN analisará os pedidos para constatar se eles se justificam.

21 de jul. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

O BOLA DA VEZ


O jogo de xadrez em que se transformou a eleição de Poço Branco teve mais um movimento nesta quinta-feira (19). O ex-prefeito de Poço Branco, Roberto Lucas, tentou obter a anulação judicial da sessão da Câmara de Vereadores, realizada em 13/07, que confirmou o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) de reprovação das contas de sua gestão (referentes a 2004 e 2005).

Em sua decisão, que pode ser lida clicando aqui, o Juiz da Comarca de Poço Branco, Dr. José Ricardo Dahbar Arbex, proferiu a sentença que indeferiu o pedido do ex-prefeito. Embora a decisão tenha caráter provisório, a confirmação do registro da candidatura de Roberto a vice-prefeito, pela coligação PRB/PTB/PMDB/DEM/PMN/PSB/PSDB, corre sério risco de não decolar, caso a Lei da Ficha Limpa seja aplicada nesse caso.

E o ex-prefeito não tem receio apenas de não poder disputar as próximas eleições como candidato à vice. Um dos temores de Roberto é ser substituído por um nome que não possua confiabilidade política junto a ele, visto que um possível novo vice tem que está entre os candidatos a vereador já homologados na coligação. Como tratou de assegurar a candidatura de três apadrinhados políticos, Roberto espera lealdade do grupo ao qual se juntou. Mas se a Ficha Limpa impedir a sua candidatura, a decisão da vaga dificilmente será consensual.

À exceção do também ex-prefeito, João Cruz, que nunca perdeu a esperança de ser o vice na chapa de Waldemar de Góis, os demais “medalhões oposicionistas” igualmente lançaram nomes familiares para a disputa proporcional (vereador), numa clara estratégia de ter um “plano B” se algo der errado – como a impugnação de candidaturas, por exemplo.

Para ser “a bola da vez” na oposição, caso ainda não haja consenso interno, Roberto Lucas pode desejar lançar o nome do filho, assim como a atual vice-prefeita de Poço Branco, Nilse Cavalcante, pode desejar fazer o mesmo ou defender o próprio nome. Mas esse “nó” não estará desatado totalmente apenas com estas três opções: parte da família Cândido, que recentemente aderiu à oposição, também pode entrar na disputa e requisitar a vaga de vice. Por que não?

A disputa que ocorreu internamente na situação pode já está acontecendo da mesma forma na oposição, mesmo que ninguém admita. E nesse verdadeiro “vai e vem”, o eleitor que (ainda) não está envolvido na disputa é quem mais perde porque fica sem saber o que, de fato, ocorreu, quem estaria “certo” e quem estaria “errado”... Para qualquer político, ficar de fora da cena política significa esquecimento, perda de espaço, desgaste e descapitalização política... Ainda mais quando é notório o surgimento de novos nomes para as próximas eleições.

19 de jul. de 2012

COTIDIANO

ESPORTE


Após mais de 10 anos de espera, o Ginásio de Esportes de Samambaia (ver fotos) deverá ser concluído pela atual administração municipal. A reforma geral constava entre as metas de governo para o esporte poço-branquense e trouxe para os desportistas daquele distrito (e de comunidades vizinhas) uma grande notícia.

O Ginásio de Esportes de Samambaia jamais foi concluído totalmente e ficou abandonado por anos, servindo apenas como depósito e sem a realização de competições oficiais. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até três meses. O novo ginásio fecha uma lacuna deixada pelas três últimas administrações municipais e será um importante espaço para crianças, jovens e adultos: todos agradecem, certamente.

FUTSAL


O Chelsea FC (foto) está participando da 3ª Copa de Futsal Feminino de São Gonçalo do Amarante (SGA), realizada naquele município. Nesta segunda-feira (16), a equipe poço-branquense fez o seu segundo jogo na competição e venceu o Juventude de Taipu pelo placar de 3 a 2. Em jogo bastante acirrado, a pivô Jane Cobé foi o destaque da partida, ao marcar três vezes. O próximo confronto do Chelsea acontecerá na próxima segunda-feira (23), no Ginásio Municipal de SGA, contra o ABC FC.

COMUNICADO COSERN

A Cosern informa aos moradores da Lagoa do Serrote e adjacências, no município de Poço Branco, que fará interrupções no fornecimento de energia elétrica, nesta quinta-feira (19). A interrupção será necessária para fazer a ampliação e o melhoramento da rede. A Cosern informa que, caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso. Mais informações pelo telefone 116 (tele-atendimento COSERN).

SOLIDARIEDADE

Internado no Hospital Promater, o senhor João Gomes Ferreira, 59 anos, será submetido a uma delicada cirurgia e necessita urgentemente de doação de sangue, qualquer tipo. Os doadores devem procurar o Hemonorte (em Natal) para fazer a doação em nome do senhor João Gomes Ferreira. Os comprovantes da doação devem ser entregues aos familiares do senhor João, no Hospital Promater. Outras informações com Ivani, pelo número (84) 8855-7842.

Já o senhor Manoel de Barros está internado no Hospital Médico Cirúrgico e necessita urgente de sangue do tipo “A Negativo”. Quem puder doar sangue precisa se dirigir ao Hemonorte (em Natal) e informar o nome do paciente e do hospital onde ele está internado.

PERGUNTA AO LEITOR

“O QUE A POPULAÇÃO DE POÇO BRANCO ESPERA DA PRÓXIMA GESTÃO MUNICIPAL?”

O espaço do Blog de Poço Branco está aberto a seus leitores que desejarem deixar suas opiniões sobre o tema. Basta enviar um texto para o e-mail do Blog: drtargino@gmail.com. Participe.

16 de jul. de 2012

NOTÍCIAS GERAIS

ENQUETES

Chega ao final mais duas enquetes do Blog. Nos últimos 30 dias, o Blog perguntou a seus leitores se eles já teriam uma opção de voto para prefeito e para vereador, caso a eleição acontecesse na data em que o eleitor estava respondendo a enquete. Confira os resultados.

1. Se a Eleição fosse hoje, o(a) senhor(a) já teria um candidato a prefeito?
Sim - 81%
Não - 12%

Nulo - 5%
Branco - 2%
Total: 365 opiniões

2. Se a Eleição fosse hoje, o(a) senhor(a) já teria um(a) candidato(a) a vereador(a)?
Sim - 48%
Não - 45%

Nulo - 5%
Branco - 2%
Total: 311 opiniões

FESTA


PARABÉNS

Foto: arquivo do Blog
O Blog de Poço Branco parabeniza o mais jovem casal do município: Maurício Netto e Kássia Ataliba (foto acima). Eles “juntaram as escovas de dente” em cerimônia realizada neste sábado (14), na capital do Estado.

ÚLTIMO CARTUCHO

Foto: Leonardo Souza
Numa última tentativa de poder “salvar” a realização do show artístico da Banda Garota Safada, o prefeito de Poço Branco, Mauricio Menezes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Percivaldo Júnior, além do deputado Gustavo de Carvalho e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, estiveram na capital do Estado, no último dia 12.

A comitiva esteve na Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ-RN) e no Tribunal de Contas (TCE-RN). Nas duas visitas a resposta foi a mesma: o Estado de Emergência, imposto para a cidade pelo Governo do Estado, torna impossível realizar o evento de forma gratuita, como vinha acontecendo desde 2009.

E com a prorrogação do decreto do Estado de Emergência (decreto nº 22.859, de 10/07/2012), por mais 90 dias, o governo da médica Rosalba Ciarline fez o que manda a lei. Entretanto, não há dúvidas de que, tenha havido orientação política ou não nesta questão, o Governo do Estado acabou inviabilizando a realização do maior e mais importante evento do município de Poço Branco: um evento de apenas uma noite e que muito acrescentaria a economia do município.

Então ficam as perguntas:

1. A cidade de Mossoró, de onde a atual governadora foi prefeita, estava em Estado de Emergência durante o mês de junho passado, quando aconteceu o “Mossoró Cidade Junina”?

2. Dar para acreditar que o “Mossoró Cidade Junina” tenha sido realizado sem nenhum centavo da Prefeitura de Mossoró ou do Governo do Estado?

3. E o evento “Agosto da Alegria” será realizado em algum dos 139 municípios em Estado de Emergência?

Tire suas dúvidas clicando aqui.

OPINIÃO DO LEITOR

E quando os poço-branquenses estavam certos que algo tinha mudado na sua cidade, mais uma decepção apareceu... E não foi uma decepção só para quem curte festa, mas de muita gente humilde que aguarda o ano inteiro por um acontecimento que gera benefício para todos. Comerciantes e não comerciantes, políticos e não políticos, adultos e jovens, todos perderam sem o show de Garota Safada. O pior é que tem gente que acha que não.

Agora, só espero que nossos governantes façam algo para superar essa perda. Não trazendo outra banda de forró e sim tirando a cidade de Poço Branco desse estado de seca. Quantos anos Poço Branco esteve em seca e nenhum governador distribuiu um só quilo de alimento para os mais pobres? Será que a festa também não é uma forma de ajudar a cidade?

Agradeço ao Daniel Targino por abrir este espaço para dar essa minha opinião.

Sandra Gomes (Natal/RN).

11 de jul. de 2012

ESPORTE E LAZER

FESTA EM CONTADOR

Festa do Dias dos Pais

FUTSAL LOCAL

Definidas as finais da Copa 26 de Julho de Futsal Masculino. Pelo Grupo I, na próxima sexta-feira (13), às 20h, os Bad Boys enfrentam o Alecrim em partida marcada para o Ginásio Caxiadão. Pelo Grupo II, sediado no Ginásio de Contador, acontecerá a final do interior, no próximo sábado (14), também às 20h, entre os rivais Botafogo e Flamengo. A final geral da competição acontecerá no próximo dia 21/07 (sábado), às 21h, em partida única nas dependências do Ginásio Caxiadão.

Os finalistas da Copa 26 de Julho começaram a ser conhecidos na sexta-feira (06). Pelo grupo que reúne equipes da sede do município aconteceram dos jogos. Na primeira partida o Bad Boy mostrou favoritismo e venceu o Sanelândia por 5 a 1. Já na segunda partida da noite, o Alecrim derrotou o Santo Amaro pelo placar de 4 a 3, em partida bastante disputada até os minutos finais.

No domingo (08), os finalistas do grupo do interior foram conhecidos. O Botafogo não tomou conhecimento da equipe do Assentamento Surubim (Real Madrid) e aplicou a maior goleada da competição até o momento: 19 a 3. No segundo confronto, a equipe do Flamengo, reforçada por atletas da zona urbana (Ivanilson, Wellington, Joca e Evandro) venceu, por 4 a 3, a equipe do Fluminense do Assentamento Melancia.

8 de jul. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

VIDA SAUDÁVEL


Na quarta-feira (27), mais de 50 participantes do Programa Academia da Melhor Idade (ATI) compareceram à Praça Coração de Jesus para mais uma aula de educação física. Mesmo às 5h da manhã, os participantes esbanjaram energia nos exercícios e ainda foram brindados com testes de glicemia, medição de pressão arterial e ainda com o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada um.


A equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (foto acima) ofereceu um café da manhã aos participantes, que ainda receberam uma palestra sobre hábitos alimentares saudáveis, ministrada pela nutricionista Darllyanne Oliveira. O instrutor da Academia, Cristovam Marques, disse ao Blog que qualquer trabalho físico necessita de tempo e dedicação para atingir seus objetivos e que a ATI de Poço Branco vem estimulado cada vez mais pessoas a deixar o sedentarismo e a ociosidade e buscar uma vida mais saudável.

ATENDIMENTO

O Hospital Municipal Manoel Targino Sobrinho (HMMTS) vem ganhando reconhecimento pelo atendimento prestado à comunidade poço-branquense - e também a muitos moradores de outros municípios. Além dos atendimentos rotineiros, tem sido comum encontrar carros e ambulâncias de municípios vizinhos trazendo pacientes para serem atendidos no mais novo hospital da região.


Na tarde desta quinta-feira (05), o Blog flagrou a chegada (ao HMMTS) de um automóvel do município de Bento Fernandes (foto acima) que trazia uma moradora daquele município à procura de atendimento médico de urgência. A cidadã, cujas iniciais são MJS (32), apresentava fortes dores abdominais e informou ao Blog que não conseguiu atendimento em sua cidade nem no Hospital Regional de João Câmara – aonde, em outras ocasiões, encontrou pronto atendimento. A moradora de Bento Fernandes disse ainda que veio a Poço Branco devido as boas referências do HMMTS e porque tem notícias de que outras pessoas foram bem atendidas naquela unidade hospitalar.

Um funcionário do HMMTS confidenciou ao Blog que, quase todos os dias, chegam pacientes de outros municípios em busca de atendimento e que isso, de alguma forma, sobrecarrega o atendimento dos pacientes locais. O funcionário acrescentou que não existe prioridade no HMMTS, pois lá o atendimento é universalizado e para quem precisa. Ainda segundo o funcionário, apesar de estar em pleno funcionamento há cerca de um ano o hospital ainda precisa de alguns acertos técnicos para se tornar o mais completo centro médico da rede pública de saúde do Mato Grande.

SHOW I


O cancelamento do Show da Banda Garota Safada, em 26 de julho próximo, gerou surpresa em muitos poço-branquenses e vem sendo o centro das conversas na cidade nos últimos dias. Esse tem sido o assunto dominante nos quatro cantos e também o mais comentado nas redes sociais (internet). Pelo que se ouve e lê, sobram acusações... Tem sido um “disse-me-disse” digno dos filmes hollywoodianos e, naturalmente, nenhuma das partes envolvidas neste conflito parece disposta a sair arranhada perante a juventude de Poço Branco - e de toda a região.

Como o assunto passou a ser “prioridade” entre os jovens poço-branquenses, e considerando que estes possuem expressiva representatividade eleitoral, as partes envolvidas na questão fazem verdadeiros malabarismos para justificar suas posições. Recentemente foram distribuídos, nas ruas da cidade, panfletos mostrando um dos candidatos a prefeito da cidade fazendo uma espécie de defesa prévia. No “documento”, o candidato alega não ter feito qualquer denúncia para impedir a festa, mas apresenta uma certidão (ou seria uma declaração?) sem aparência oficial - mas que está sendo considerada legítima.

Já na internet, a indignação dos jovens chega a preocupar, embora essa apreensão não seja exclusividade dessa faixa etária. O clima de insatisfação com o provável cancelamento do show também é percebido entre adultos, crianças e até entre alguns idosos. E esse senso comum parece perfeitamente justificável: nos últimos anos, a Festa de Aniversário de Poço Branco passou de local para uma dimensão regional e, desde o ano passado (com Aviões do Forró), já transcende as fronteiras do Estado. O município começou, enfim, a deixar de ter apenas a barragem como principal atração.

O cancelamento do show poderá gerar implicações negativas no planejamento de alguns comerciantes locais e alterar os planos de muitos moradores e de centenas de visitantes. Há informações de que alguns lojistas de Poço Branco estão cancelando viagens de compras ou diminuindo a previsão de investimento de seus negócios para esse mês. Os ambulantes, os catadores e os vendedores de brindes também lamentam, assim como caravaneiros, loteiros, taxistas e vários fã-clubes que acompanham a banda pelo nordeste. Ao Blog, uma lojista local, que fechou uma compra há uma semana, disse: “Se essa festa não acontecer, muita gente vai desistir de comprar uma roupa nova e o meu prejuízo será grande... Eu não contava com o cancelamento dessa festa”.

DESTAQUES DO BLOG

SHOW II


Contrate Dedé Silva e Rony Sales, agora com som digital. Contatos para shows: (84) 8846-7925.

CONVITE


POIS É...

Menos de 24 horas depois de decretar Estado de Emergência na Saúde Pública, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, anunciou, na manhã da quinta-feira (05), um mega evento denominado “Agosto da Alegria”. A festa, bancada com recursos do Governo do Estado, terá 40 dias de celebrações em 35 pontos da capital e mais cinco cidades do interior.

Serão 160 eventos que contarão com a contratação de shows de artistas nacionais como: Martinho da Vila, Antônio Nóbrega, Khrystal. MV Bill, Galvão Filho, Tulipa Ruiz e Alceu Valença. A intenção do “Agosto da Alegria” é resgatar a história e as raízes do povo potiguar e tornar o evento um referencial no estado.

Do Blog de Assis Silva.

FESTA


Foi realizado, no último sábado (30), o XII Festival de Quadrilha de Contador. O festival contou com a presença de quadrilhas de Lagoa do Serrote, Poço Branco, Taipu, Ceará Mirim, além do Arraiá Brilho Matuto e do Arraiá Renascer (ambos de Contador). O evento junino foi realizado ao lado da Praça de Contador e contou com a presença de um bom público. O Festival de Quadrilhas de Contador virou tradição na comunidade, assim como o Carnaval e a Festa da Padroeira.

Com informações do Blog de Cravolândia.

7 de jul. de 2012

ENTREVISTA ROBSON VICENTE

POÇO BRANCO, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

Blog: O senhor é filho natural de Poço Branco?
Robson: Sim.

Blog: Quais foram os motivos que levaram o senhor a escolher Poço Branco para morar?
Robson: Foi por motivos familiares. Estive fora durante muito tempo, aproximadamente, 20 anos. Os motivos que me fizeram voltar foram os mesmos que me fizeram ter que sair daqui tão jovem.

Blog: Quais as lembranças que o senhor guarda da sua infância?
Robson: Principalmente a convivência familiar com minha mãe, irmãos, minha avó e primos.

Blog: Quais eventos ou festas o senhor mais destacaria durante a sua adolescência?
Robson: Não estive em Poço Branco neste período. No entanto, recordo-me da encenação da Paixão de Cristo (durante a Páscoa) e das festas juninas.

Blog: O senhor tem alguma lembrança da Emancipação Política de Poço Branco? Qual é a sua versão para aquele acontecimento?
Robson: Infelizmente eu não era nascido nessa época.

Blog: Em sua fase adulta, o senhor passou a ter alguma profissão ou serviço prestado à comunidade poço-branquense? Qual?
Robson: Sim. Como funcionário público municipal, atuando na Guarda Municipal de Poço Branco (GM-PB).

Blog: Descreva, resumidamente, qual a sua atividade profissional ou serviço que presta ao município de Poço Branco.
Robson: Desde novembro de 2001 estou na GM-PB. Acredito na relevância dos serviços desta instituição para nossa comunidade, da mesma forma que tenho plena convicção de que ela poderia fazer muito mais, caso tivesse melhores condições para suas atividades.

Blog: Em sua opinião, qual a maior diferença no comportamento dos jovens de hoje e os da sua época?
Robson: O respeito e a reverência a valores como família e religião quase não existem. Hoje estes valores estão caindo no esquecimento. De lá para cá, houve uma grande inversão de valores: hoje em dia, para a grande maioria dos jovens, ser descolado é consumir drogas e se impor através da violência... Atualmente, a juventude tem mais liberdade do que antes, mas não sabe o que fazer com ela.

Blog: O senhor tem filhos?
Robson: Tenho apenas um casal de filhos, ainda crianças e curtindo a boa e inocente fase da infância.

Blog: Desde que mora em Poço Branco, o que o senhor acredita que melhorou no município?
Robson: Muita coisa melhorou. Percebo, acima de tudo, que o nível de consciência da população vem melhorando e isso para mim é a principal melhora no município.

Blog: E o que o senhor acredita que nunca melhorou no município?
Robson: A forma de se fazer política, sem propostas e apenas baseada em acusações. A nossa população ainda troca o ruim pelo pior. Os nossos políticos e parte da nossa população acham normal a mistura de política pública com política partidária, o que é um erro... Pode até parecer hipocrisia da minha parte, mas, no meu ponto de vista, isso precisa mudar urgentemente.

Blog: Se o senhor pudesse voltar no tempo, o que o senhor faria de diferente em relação a sua cidade?
Robson: Sinceramente eu não sei como responder esta pergunta, não agora. Talvez daqui a alguns anos eu possa ter essa resposta.

Blog: Em sua opinião, sua cidade é um bom lugar para se criar uma família? Algo precisaria melhorar?
Robson: Ainda é... No entanto, acredito que muito precisa ser feito, principalmente na Segurança Pública e na Infraestrutura.

Blog: Em relação a temas como Educação, Saúde, Segurança, Lazer, Transporte, Agricultura, Turismo, dentre outros, o senhor destacaria algum que mais precisa de incentivo e melhorias em sua cidade? Por quê?
Robson: Sem puxar o saco de ninguém, admito que, em poucos anos, muito se fez pela Saúde e pela Educação e isso é fácil de perceber. Já por outras áreas, como algumas citadas, pouco ou quase nada foi feito... Vejo a economia do nosso município sendo uma área que tem demonstrado forte crescimento nos últimos anos. No entanto, os comerciantes, assim como a população, vivem num clima de medo com o aumento da violência em nossa cidade. Os assaltos e os furtos afastam novos investimentos e isso é ruim para outras áreas já fragilizadas em nossa cidade, como o turismo. Já a área de transporte perde por ter apenas um acesso pavimentado e traz transtornos para quem precisa de um transporte eficiente e também para a economia do município.

Blog: Que mensagem o senhor deixaria para as atuais e futuras gerações de poço-branquenses, em relação aos temas aqui abordados ou a algum outro do seu interesse?
Robson: Que os jovens valorizem mais essa fase tão importante da vida, com a consciência de que está nas mãos deles a responsabilidade de mudar e construir uma realidade diferente da vivenciada pela maioria das famílias. Eles precisam quebrar o ciclo de exclusão em que vivem, projetando um novo futuro para a nossa amada cidade de Poço Branco.

3 de jul. de 2012

FESTA DA CIDADE

49º Aniversário de Emancipação Política de Poço Branco/RN