28 de jun. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

COPA 26 DE JULHO

Alecrim FC
Restando apenas uma rodada para o encerramento da fase classificatória, a Copa 26 de julho começa a definir os seus semifinalistas. No Grupo I (sede), o Alecrim (Chave B) e o Bad Boy (Chave A) garantiram a 1ª colocação antecipada e esperam a definição dos segundos colocados.

Botafogo de Contador
No Grupo II (interior), apenas o Botafogo de Contador já conseguiu a sua classificação antecipada. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), acontecem as rodadas finais da fase inicial da Copa 26 de julho.

ARRAIÁS EM POÇO BRANCO


Valdir e Vavá Produções e Eventos convidam toda a equipe e os leitores do Blog Poço de Branco, assim como a população em geral, para participar do Arraiá das Celebridades 2012, a ser realizado no distrito da Lagoa do Zé Gomes, no dia 14 de julho.

I Arraiá das Costureiras
Data: 29 de junho

XII Festival de Quadrilhas de Contador
Data: 30 de junho

IX Arraiá da Villa
Data: 30 de junho

DECISÃO


Por 4 votos a 3, os ministros do TSE decidiram que os políticos só têm a obrigação de apresentar suas contas para poder entrar na disputa eleitoral de 2012. Nesta quinta-feira (28), o TSE liberou as candidaturas de políticos que, agora, só precisam ter apresentado suas contas de campanha (2008 e/ou 2010), não havendo mais a necessidade de que elas tenham sido aprovadas pela Justiça Eleitoral. Com isso, os chamados “contas-sujas” poderão concorrer. Ao julgar um pedido de 14 partidos, o TSE voltou atrás de uma decisão anterior que barrava esses políticos das eleições desse ano. Esta decisão não se refere a contas de mandato eletivo, como cargos de prefeito.

25 de jun. de 2012

ELEIÇÕES 2012

CONVENÇÃO DA SITUAÇÃO

Gesto da Campanha 2012: mãos limpas, abertas e elevadas aos céus
O chamado “Grupo do Trabalho” (que reúne o PSD, PDT, PP, PR e PV) iniciou sua trajetória político eleitoral de 2012 na tarde/noite desse domingo (24). O local escolhido para a festa dos citados partidos foi o Alecrim Clube, considerado um local pé-quente por muitos. As concentrações dos partidos iniciaram às 15h, em diversos locais da cidade, enquanto que o final da convenção do PSD se deu por volta das 21h.


A festa partidária da situação atraiu um número bastante expressivo de simpatizantes à reeleição do prefeito Maurício Menezes, muito mais do que em 2008. Em meio à multidão, o tom de otimismo esteve presente em quase todos os depoimentos colhidos pelo Blog, mas a empolgação também deu lugar a comentários comedidos de alguns eleitores que preferem acreditar numa campanha que só está no começo.

Junior Caju e Pedro Preslley disputarão a primeira Eleição
A convenção da situação homologou a candidatura de 18 candidatos a vereador e confirmou o nome de Maurício Menezes (a prefeito) e do vereador Percivaldo Junior (a vice). Confira, a seguir, outras fotos da convenção desse domingo.

Alecrim Clube ficou lotado - vista de cima do palco

Alecrim Clube ficou lotado - vista da mesa de som (ao fundo)

Alecrim Clube ficou lotado - vista da lateral à esquerda do palco

Alecrim Clube ficou lotado - vista da lateral à direita do palco

Alecrim Clube ficou lotado - vista de fora do clube (Largo)

Empolgação e emoção do candidato a vice-prefeito, Percivaldo Junior

Encerramento da convenção da situação: mãos limpas, abertas e elevadas aos céus

DESTAQUES DO BLOG

SÃO JOÃO 2012


Em sua quarta edição, o Arraiá do Povão foi marcado pela valorização da cultura e dos costumes do povo de Poço Branco. Agora transvestida de diversas inovações, as festas juninas poço-branquenses movimentaram crianças, jovens e adultos e vêm demonstrando, além do apoio da Prefeitura Municipal, a dedicação das agremiações juninas e suas diretorias no intuito de manter viva a tradição do São João.


Na noite do sábado (23), véspera de São João, a programação do IV Arraiá do Povão teve a seguinte sequência de apresentações:

Arrastapezinho (Poço Branco);
Brilho Matuto (Contador);
Arraiá Vem Que Tem (Baixa do Meio);
Chamas da Fogueira (Lagoa do Serrote);
Renascer (Contador);
Show 1: Adriano dos Teclados;
Show 2: Dedé Silva & Rony Sales.

Para o domingo (24) foram programados as seguintes atrações:

Show 1: Assanhadinha do Forró & Dedé Show;
Show 2: Dal do Acordeon & Trio Pé de Serra.

Confira outras fotos do IV Arraiá do Povão.

Apresentação da quadrilha
Apresentação da quadrilha
Alegria da passista
Realização dos componentes ao final da apresentação
Arrastapezinho mantém viva a tradição cultural da quadrilha junina

TRADIÇÃO

Arraiás particulares foram raros em 2012 (foto arquivo do Blog)
Pelas ruas da cidade e dos distritos, a tradição das fogueiras, dos fogos de artifício e das comidas típicas foi mantida (e a fumaça também). Apesar do inverno irregular e do alto preço da espiga de milho nas feiras livres, muitas famílias sentaram-se à frente das fogueiras para assar as suas espigas de milho, mantendo uma tradição dos tempos de Poço Branco Velho. A canjica, a pamonha e o bolo de milho foram as outras atrações da culinária de São João em Poço Branco.

EM TAIPU


Uma coligação de cinco partidos foi firmada no vizinho município de Taipu e escolheu para candidato a prefeito, pela oposição, Louvado Bandeira Filho (PSD). A vice será a Dra. Leônia Queiroz, do PDT. Os partidos que formam a aliança são o PSD, PDT, PMDB, PMN e PT. A aliança ganhou mais força com a integração do também pré-candidato a prefeito de Taipu, Afrânio Miranda (PMDB), que desistiu da disputa.

Coincidência ou não, foi o Blog de Poço Branco que realizou, a pedido de um leitor daquela cidade, uma enquete digital em que o pré-candidato Louvado Bandeira foi o primeiro colocado na escolha dos internautas. A escolha virtual coincidiu com as pesquisas de opinião, então realizadas no município e ocorreram entre os meses de setembro e outubro de 2011. Os resultados foram os seguintes:

1º) Louvado - 40,61%
2º) Outro(a) - 24,27%
3º) Afrânio Miranda - 23,62%

22 de jun. de 2012

FESTAS JUNINAS

IV ARRAIÁ DO POVÃO

III Arraiá do Povão (2011)
Neste sábado (23) e domingo (24) acontecerá a quarta edição do Arraiá do Povão. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Poço Branco e chega a seu 4º ano já consolidado no calendário festivo da cidade. A festa junina acontece a partir das 20h, no Ginásio Poliesportivo Caxiadão.

Bernardo (à esquerda) organizou o I Arraiá do Povão (2009)
No interior do ginásio haverá a apresentação de diversas quadrilhas juninas e muito forró pé de serra para animar a festa. Do lado de fora, estarão dispostas várias barracas com comidas típicas e também a presença de trios de sanfoneiros animando os presentes.

II ARRAIÁ DO TIO ROQUE

A fogueira é atração garantida no São João de Poço Branco
No dia 1º de julho, às 19h30, ocorrerá mais uma edição do Arraiá do Tio Roque, em frente à casa de do Sr. Néco de Duba, nas imediações do Alecrim Clube e da Escola José Francisco Filho. O organizador do evento junino, Tico Zé, convida toda a população de Poço Branco para prestigiar este importante evento cultural da comunidade.

No túnel do tempo...
Na foto acima estão os amigos Thiago Freitas, Lena Gonçalo, Sérgio Freitas, Naldo Gonçalo, Aninha de Negão, o PM Adriano e Neide Gonçalo. A foto é datada de 1992 e foi tirada na calçada de Seu Néco de Duba.

INTERRUPÇÃO

A Cosern informa aos moradores de Poço Branco que fará interrupções no fornecimento de energia elétrica, na próxima terça-feira (26), nas seguintes localidades:

Rua do Comércio e adjacências, no período entre 14h e 15h;
Baixos de São Miguel e adjacências, no período entre 8h e 12h.

A interrupção será necessária para fazer a ampliação e o melhoramento da rede. A Cosern informa que, caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso.

Com informações de Diogo Damásio e Leonardo Dantas.

FORRÓ ESCADARIA

Forró de primeira e no meio da feira...

21 de jun. de 2012

ESPAÇO DA GUARDA

ENCONTRO DE GUARDAS MUNICIPAIS

Representantes das GM's participantes
Na manhã desta quarta–feira (20), a casa legislativa de João Câmara foi palco para a realização da I Assembléia Regional do Sindicato das Guardas Municipais do Rio Grande do Norte (SINDGUARDAS/RN). Além de consolidar a atuação do sindicato junto às Guardas Municipais do interior do estado, a série de assembléias busca debater e planejar as ações da categoria. A pauta principal das assembléias é a regulamentação das Guardas Municipais a nível nacional, a organização sindical, a realização do encontro estadual e assuntos específicos de cada município.

GM's de Poço Branco
A assembléia foi coordenada pela presidente do SINDGUARDAS/RN, a GM Margarete Vieira de Lima (Natal), e assessorada pelos comandantes: Anselmo (Macau), Evilásio (Ceará Mirim), Valdilon (Santo Antônio), Maurílio (Bento Fernandes), Róbson (Poço Branco), além de Rubens (João Câmara). Na ocasião, todos os representantes expuseram a realidade vivenciada em suas organizações de origem.

Representantes durante os debates
Ao final dos debates, como era objetivo da assembléia, foi constituída uma comissão regional do sindicato, formada por um representante e um suplente de cada município presente ao encontro. Nesse sentido, o intuito do sindicato é fortalecer as bases no interior do Estado. Ficou decidida ainda a realização de duas assembléias municipais até a realização do encontro estadual, que ficaram assim definidas:

Poço Branco – 1ª quinzena de julho;
Bento Fernandes – 2ª quinzena de julho;
Santo Antônio – 1ª quinzena de agosto;
Macau – 2ª quinzena de agosto.

Com informações do GM Robson Vicente.

20 de jun. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

CAPACITAÇÃO

Professoras que participaram do treinamento
Aconteceu nesta terça-feira (19), nas instalações da Creche Municipal Maria Mateus da Silva, o II Assessoramento do Curso de Metodologia do Ensino - Aprende Brasil, ministrado pela Coordenadora da Editora Positivo, de Curitiba/PR, a Sra. Selma Isabel Stemberg Meirelles.


Participaram do curso os diretores, vice-diretores, coordenadores e professores da Creche Municipal Maria Mateus da Silva (Poço Branco), Creche Municipal Sebastião Rodrigues (Contador) e das demais escolas das zonas urbana e rural do município.


Segundo informou ao Blog a diretora da Creche Maria Mateus, a professora Francisca Eliana Rodrigues Targino (Lili), o curso foi bem recebido por todos os professores envolvidos e é mais uma etapa do investimento que a Prefeitura Municipal vem fazendo para a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Eliana esclareceu ainda que a capacitação dos servidores tem sido prioridade na atual administração.


A diretora da creche e os demais participantes do curso agradeceram ao prefeito da cidade, Maurício Menezes, e a secretária de Educação, Dinalva Maria de Souza, pela oportunidade de ter acesso a tão importante treinamento. Eliana enfatizou também que este curso refletirá positivamente na melhoria do ensino levado aos alunos da rede municipal de ensino. “Vivemos um momento histórico na Educação de Poço Branco, pois estamos levando aos nossos alunos uma educação de primeiro mundo. O Sistema Positivo de Ensino tem qualidade reconhecida em todo Brasil e isso é um orgulho para todos nós”, concluiu Eliana.

CONVENÇÃO


O diretório provisório do PSD, de Poço Branco/RN, tem a honra de convidar seus filiados e a população em geral para prestigiar a sua convenção municipal. A convenção acontecerá no próximo domingo (24), a partir das 15h, no Alecrim Futebol Clube. Na ocasião, os convencionais irão homologar a candidatura do Prefeito Maurício Menezes a reeleição.

18 de jun. de 2012

ENTREVISTA GLEYDSON NASCIMENTO

POÇO BRANCO, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA


Criado no seio de Poço Branco, o cidadão Gleydson do Nascimento Silva, melhor conhecido por Toninho, chega aos 22 anos se dizendo otimista em relação a sua cidade natal. Ele diz ter orgulho de morar em Poço Branco, de fazer parte da sua história e que só esteve ausente de sua terra no período em que precisou obter uma formação superior. “O que me faz querer ficar aqui na minha terra é chance de ficar perto da minha família e dos amigos. Sei que, por falta de oportunidades profissionais, um dia terei que sair para desbravar novos ares, mas não quero pensar nisso agora”, disse.

O nosso entrevistado afirmou guardar boas lembranças dos tempos em que jogava futebol nas ruas (coisa rara, atualmente), dos tempos em que andava nos ombros de seu pai (o saudoso Assis do Cartório) e dos acampamentos de escoteiros pelos distritos do município. Lembra também das festas do padroeiro e de emancipação política como sendo as mais inesquecíveis em sua adolescência. Hoje, em sua fase adulta, Toninho acredita que estar prestando um valoroso serviço a sua comunidade ao exercer a função de professor da rede municipal de ensino.

Para Toninho, a principal diferença entre o comportamento dos jovens de hoje e de antigamente está no estilo de vida. Ele cita “as drogas” como sendo a pior coisa dos tempos modernos e lamenta que ela venha tomando conta do seio das sociedades. “Sou um jovem da atualidade e pelo que ouvi meu pai e amigos contarem do passado, os jovens de hoje estão muito expostos a tudo. As drogas são uma praga, apesar de que elas são uma questão de escolha... Antigamente não víamos isso de maneira tão exposta. Além do mais, hoje existe uma falta de respeito muito grande entre as pessoas, principalmente entre alguns pais e filhos e as drogas têm ajudado nessa desarmonia”, desabafa.

Toninho acredita que, apesar de alguns pontos ainda negativos, muitas coisas já melhoraram no seu município nos últimos anos. E diz: “Hoje, a cidade dispõe de uma boa infra-estrutura para um município do nosso porte. A educação do nosso município vive dias de glórias e acredito que isso tem contribuído para melhorar os índices de desemprego por aqui. Porém, sem querer citar culpados, acho que nossa cidade ainda precisa melhorar muito em outros aspectos”.

O Blog perguntou ao entrevistado o que ele faria de diferente, em relação a sua cidade, se pudesse voltar no tempo e ele respondeu: “Eu teria me empenhado mais para melhorar os investimentos na educação dos nossos jovens e crianças. Teria corrido atrás para que a educação blindasse os nossos jovens contra os males da sociedade, pois sabemos que muitos deles acabam caindo nessa armadilha por não ter outra opção de vida”.

Toninho acredita que sua cidade ainda é um bom lugar para se viver e criar uma família e comentou: “Vivemos em sua cidade calma se comparada aos grandes centros urbanos. Aqui desejo edificar uma família porque ainda podemos andar pelas ruas sem inalar gases poluentes e sem outros grandes riscos. Aqui, todo mundo conhece todo mundo e isso é bom. Só precisamos melhorar na questão da segurança pública, o mais urgente possível”.

Em relação a vários temas das necessidades humanas, o nosso entrevistado destaca, além da segurança pública, o potencial turístico que pode ser explorado na cidade. “Acho que o turismo pode ser uma futura fonte de renda para Poço Branco. Temos um manancial de água maravilhoso que só é utilizado nos carnavais e que pode ser em outras épocas. Sei que um grande problema para realizar esse sonho é como fazer a exploração turística sem causar impactos ambientais e com baixo custo”.

O Blog pediu a Toninho que deixasse uma mensagem para as atuais e futuras gerações de poço-branquenses em relação aos temas abordados na entrevista. E ele afirmou: “Acho que é nosso dever dar mais valor ao nosso município, esquecer as picuinhas pessoais e olhar mais para os jovens que aqui residem. Peço as nossas autoridades para trabalharem pensando no futuro, deixando frutos positivos e não apenas escândalos, como antigamente eram comuns. Peço também para olharem para os nossos bens naturais, dando aos nossos filhos e netos a oportunidade de um futuro melhor e com menos riscos”.

DESTAQUES DO BLOG

ANIVERSÁRIO


Nessa matéria, o Blog traz o registro da participação do vereador Percivaldo Junior e correligionários no aniversário de 52 anos de Sebastião Félix, mais conhecido como Bastinho da Pousa. Foi no último dia 10 que Bastinho recebeu, em sua residência, na Pousa, vários amigos para comemorar mais um ano de vida. Além de Dona Sebastiana (esposa), Dona Maria (mãe), Izabele (filha), estiveram lá Djalma (filho de João Apóstolo), Geraldo do Contador, Fernando Amaro, Yuri Thallyson, dentre outros.

O vereador Percivaldo aproveitou a oportunidade para desejar os parabéns, saúde e paz ao aniversariante e externou sua alegria em participar daquele momento tão especial. Percivaldo ainda agradeceu pela hospitalidade que sempre lhe foi peculiar naquela comunidade.

ELEIÇÕES 2012


Poço Branco terá, em 7 de outubro próximo, 10.331 eleitores aptos a votar. Os dados finais do TRE-RN indicam um crescimento superior a 10% em relação à última eleição municipal (2008). Nestes números finais estão computados os novos eleitores cadastrados e retirados os impugnados.

O eleitorado poço-branquense é formado em sua maioria por mulheres: são 140 mulheres a mais. Com relação à faixa etária eleitoral, quase metade dos eleitores (49,8%) estão entre 16 e 34 anos. O público considerado adulto (35 a 59 anos) compreende 36,1% dos eleitores aptos a votar e os idosos (acima de 60 anos) representam apenas 14,1% do total.

QUANDO OS EGOS SE ENCONTRAM

Quanto mais a eleição se aproxima, mais os egos se inflamam. Não os egos dos eleitores, mas os das lideranças políticas poço-branquenses. É fácil verificar este cenário, bastando olhar para as chapas que estão sendo formadas. Quem acha que pode ficar de fora de uma indicação já reclama, assim como os que acreditam que não serão homologados como candidatos a vereador.

Já existem rumores de rompimentos iminentes e também de “tapetes vermelhos” à espera dos insatisfeitos. Que fique claro: a cor vermelha, a pouco citada, é apenas uma referência. O tapete da recepção pode ser vermelho, azul, amarelo ou quem sabe laranja... Nunca se sabe.

De certo: quando os egos se encontram é provável que “leais amigos se tornem adversários”. E vice-versa. Coisa de egos machucados e em conflito.

O CANÁ DA MÁ NOTÍCIA

FICHA LIMPA

Além do ex-prefeito Fernando Cândido e dos ex-vereadores João Marcos, João Cândido e Luiz Félix, a lista negra do TCE-RN incluiu José Cavalcante da Silva, cujo nome e CPF são desconhecidos na política de Poço Branco. Na mesma lista, surpreendente foi a inclusão dos dois pré-candidatos a prefeito do vizinho município de Bento Fernandes. O atual prefeito, Ivanildo Fernandes, e o ex, José Robenilson, constam na lista e já enviaram suas defesas aquela corte de contas na intenção de corrigir o mal entendido.

BOLA FORA

Em entrevista a uma rádio de João Câmara, no sábado (16), o ex-prefeito de Poço Branco, Roberto Lucas (o Bola), disse ter deixado o município de Poço Branco “saneado” para o atual prefeito poder administrar. Contudo, o ex-prefeito esqueceu de dizer que suas contas de 2004 e 2006 foram desaprovadas pelo TCE-RN e retornaram para a Câmara de Vereadores de Poço Branco analisar e emitir um parecer sobre as irregularidades ou inconsistências lá contidas. Com essa notícia, conhecida desde a semana passada, está difícil acreditar no que Roberto afirmou. Bola fora...

SÓ EU

O ex-prefeito de Poço Branco, José Sebastião (Déco), compareceu a um outro programa de rádio e afirmou: “depois de minha administração, nenhum prefeito deixou de ter algum problema para aprovar suas contas”. Estão incluídos na analogia de Déco os ex-prefeitos Zé Carneiro, Fernando Cândido, João Maria de Góis e Roberto Lucas. Quanto ao atual prefeito, Déco disse esperar que Maurício Menezes continue sendo “exceção a esta quase regra”.

COERENTE

Contrariando as expectativas, o ex-vereador Neo Alves, que dias atrás aderiu ao sistema oposicionista, não mudou sua opinião positiva sobre a atual administração municipal. Indagado pelo apresentador de um programa de rádio do sábado (16), em João Câmara, Neo Alves preferiu não dar uma nota para a administração Maurício Menezes. Sua “coerência” rendeu elogios da situação, mas pode também ter gerado muitas “torcidas de boca” da oposição. Ou não.

PMDB E PT DE FORA?

Pelo andar da carruagem, o PMDB e o PT de Poço Branco estarão de fora das eleições municipais desse ano. Pelo menos não apresentarão candidato a vereador, prefeito ou vice-prefeito. Considerados como os maiores partidos do país, na atualidade, os seus militantes em Poço Branco deverão, no máximo, apoiar alguma chapa e passarão em branco pela primeira vez na história da política local. Comenta-se que os dois partidos estão em débito com a Justiça Eleitoral. Será?

15 de jun. de 2012

COTIDIANO

RELIGIOSIDADE


Neste sábado (16), acontecerá a comemoração do Imaculado Coração de Maria, na capelinha do Conjunto Novos Tempos, atrás do Hospital Manoel Targino Sobrinho. A programação da festa é composta pela Santa Missa, às 19h30, seguida de barraca, seresta e pescaria para as crianças. Esta é uma comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, cuja data oficial é comemorada na sexta-feira (15) e também ao Imaculado Coração de Maria, comemorada tradicionalmente no sábado (16).

Com informações de Poliana Dantas.

FESTEJOS DE SÃO JOÃO

Com a chegada do período junino, as comemorações estão iniciando no município de Poço Branco. Enquanto alguns arraiás já são tradição, outros tentam se consolidar e dois já estão programados. São eles:

XII Festival de Quadrilhas de Contador
Data: 30 de junho
Início: 20h

IX Arraiá da Villa Alfredo
Data: 30 de junho
Início: 20h

ESPAÇO DO LEITOR

Informo a todos que Nilsinho (que trabalhou no Cartório de Poço Branco) está morando em São Paulo, na Zona Sul. Continua casado com a filha de Dona Sebastiana e tem duas filhas. Passamos as férias em Natal e o ano novo (2011-2012) aí em Poço Branco na festa de Genilton Som.

Rayanne Silva – São Paulo/SP

Sobre o assalto aos Correios quero dizer que não é só na cidade de Poço Branco que acontece esse tipo de crime. No nosso estado está geral. Estamos entregues aos bandidos, infelizmente.

Maria Edjane – Natal/RN

É com muita alegria que volto a entrar em contato com esse Blog. Dessa vez gostaria de saber como entrar em contato com a família de Seu Chico Borges. Agredeço se a família dele entrar em contato com a nossa, aqui no Mato Grosso.

Maria de Lourdes – Cuiabá/MT

Informo a todos os amigos de Poço Branco que Tião Loló e seu irmão, Mano de Jardelina, moram em Macapá-AP há mais de 20 anos, no bairro Perpétuo Socorro, e ficaram felizes em saber que existem pessoas que ainda lembram deles. Abraços.

Jonas Barbosa/Vera Santos – Macapá/AP

Meu nome é João Paulo e sai de Poço Branco em 2005. Tenho saudades daí e agradeço por ter pessoas que mostram as nossas belezas nesse blog.
João Paulo – Belém/PA

Sinto muitas saudades da minha terra natal, o lugar aonde nasci. Sinto muita saudade do meu tio Manoel Caju, que Deus já levou. Um abraço a toda minha família em Poço Branco.

Fábio Daniel – Vitória de Santo Antão/PE

Estou em São Paulo, mas sou de Poço Branco. Admiro muito esse blog e estou sempre acompanhado as notícias maravilhosas da minha terra. Só assim mato um pouco a saudade. Parabéns aos irmãos Caju.

Daiane Pereira – São Paulo/SP

Olá pessoal do blog. Estou aqui para agradecer pela matéria sobre meu avô, Manoel Venâncio. Agradeço em especial ao Daniel que se interessou em relembrar Manoel Venâncio. Muito obrigada mesmo. Saudades da minha terra e de todos amigos daí.

Sidneya Evaristo – Pirassununga/SP

Deixo aqui o meu abraço aos amigos de Poço Branco, a melhor cidade e o melhor carnaval do RN. Estão de parabéns todos.

Weslley Victor – Vitória/ES



13 de jun. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

REVIRAVOLTA


A Câmara Municipal de Poço Branco recebeu o Ofício Circular nº 002/2012-GCCTH/TCE, originado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), solicitando aquela casa urgência na apreciação das contas dos processos nº 7715/06 (exercício 2004) e nº 7716/06 (exercício 2005), período em que o Sr. Roberto Lucas de Araújo era o prefeito de Poço Branco. Os pareceres preliminares do TCE-RN foram desfavoráveis à aprovação de tais contas.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Poço Branco, o vereador Percivaldo Junior, informou ao Blog que o regimento interno da casa estabelece que, em virtude do Ofício Circular, os citados processos sejam imediatamente entregues ao Presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização da câmara, o vereador Kléber Fidélis, para que este proceda com a análise das contas.

Se a maioria dos vereadores de Poço Branco confirmar a posição do TCE-RN, o ex-prefeito pode encontrar dificuldade em homologar sua candidatura a vice-prefeito. Sendo assim, a oposição, que fará sua convenção no próximo final de semana, terá que optar por um plano B, que pode está entre o ex-prefeito João Cruz, a atual vice-prefeita Nilse Cavalcante ou algum outro nome de consenso. A maior dúvida é: “quando” a câmara fará essa apreciação?

MUDANÇA


O II Fórum Comunitário do Selo Unicef (edição 2009/2012), a ser realizado na manhã desta sexta-feira (15), mudou de local. Segundo informou ao Blog a conselheira Célia Maria Simplício, o evento acontecerá no Centro de Convivência dos Idosos “Maria do Carmo Vilaça” (CCI), na mesma data e horário, e não mais na Câmara Municipal de Poço Branco.

ABALO

Em 1986, os abalos destruíram cerca de 4 mil casas em João Câmara e região
Dessa vez não foi um “balanço ou abalo” na política local. O que houve foi uma atividade sísmica, de magnitude 1.6, registrada na região de Pureza/RN e que atingiu vários municípios vizinhos. No início da manhã, desta quarta-feira (13), a terra voltou a tremer, mas não mudou o cotidiano das pessoas.

A chamada “Falha de Samambaia”, localizada no município de Poço Branco, tem uma extensão estimada em 40 km e pode ocasionar um tremor de terra com epicentro localizado em território de qualquer município nesta faixa, não sendo possível antever onde e quando poderá acontecer.

ÚLTIMAS DO BLOG

NOVAS ENQUETES

Amparado no que preceitua a Resolução nº 23.364, do TSE, o Blog de Poço Branco inicia a série de enquetes sobre as Eleições 2012. Neste primeiro momento, ainda aguardando a homologação oficial das candidaturas, o Blog pergunta a seus leitores:

Enquete 1: Se a Eleição fosse hoje, o(a) senhor(a) já teria um candidato a prefeito?
Enquete 2: Se a Eleição fosse hoje, o(a) senhor(a) já teria um candidato a vereador?

As enquetes estão disponíveis na barra à direita e ficarão no ar por de 30 dias. Participe!

DE VOLTA ÀS MANCHETES


O ex-prefeito de Poço Branco, João Maria de Gois, voltou às manchetes do noticiário escrito e televisivo do Estado na última semana. Quando foi tema do Jornal Tribuna do Norte e do RN TV (1ª edição), o ex-prefeito mais uma vez foi o alvo do Ministério Público Federal do RN (MPF-RN). E justamente num momento de afirmação política da pré-candidatura de seu filho, Waldemar de Góis, a prefeitura de Poço Branco.

O nome do ex-prefeito aparece, numa pesquisa simples ao banco de dados do MPF-RN, em 57 processos. Em trinta desses, o nome do ex-prefeito está relacionado ao período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal de Poço Branco e os demais dizem respeito, provavelmente, ao período em que João Maria exercia atividades empresariais.

Na vasta lista de acusações contra o ex-prefeito figuram várias ações civis e penais de improbidade administrativa e crimes de corrupção, má-gestão (crimes praticados por prefeitos), de responsabilidade e violação de princípios administrativos, contra a Lei das licitações e contra a fé pública e a ordem tributária. O ex-prefeito também é acusado de cometer crimes relacionados a execuções fiscais (dívida ativa), de falsidade ideológica, infrações administrativas em prestação de contas, peculato (crime praticado por funcionário público), danos ao erário, enriquecimento ilícito, estelionato majorado (crime contra o patrimônio), dentre outros.

Apesar de uma “ficha suja” tão extensa, o ex-prefeito, que recentemente foi a uma rádio pedir desculpas à população de Poço Branco pelos erros administrativos cometidos no passado, incrivelmente continua forte e sendo o grande mentor do grupo oposicionista. Rejeitado em vários setores da população, e popular em outros, o ex-prefeito continua dando as cartas na oposição e, ao que tudo indica, deverá ter o mesmo papel numa possível administração Waldemar de Góis - mesmo que apenas nos bastidores.

Ainda utilizando métodos políticos considerados ultrapassados, João Maria de Góis continua gozando de um prestígio que muitos políticos, em sua posição, não teriam. A maioria não conseguiria acesso aos gabinetes de deputados que o ex-prefeito facilmente tem e nem a vereador se elegeria. Apesar do desgaste que possui e de ter o seu nome amplamente ligado ao tema impunidade”, o ex-prefeito também tem os seus méritos. Tanto que a intenção da oposição em pregar que João Maria será apenas um coadjuvante nessa Eleição não convence: ela sabe que “ruim com ele, pior sem ele”. E tem mais: se existir a intenção de manter o ex-prefeito embaixo dos palanques, a oposição estará cometendo um grave erro... Ou não?

TRADIÇÃO

VII Seresta da Família - foto do Blog do Coração de Jesus
Entre tantas outras, a Seresta da Família, evento do atual calendário católico de Poço Branco, vem ganhando força e reconhecimento nestes seus sete anos de existência. O acontecimento tem atraído muitos católicos às dependências do Ginásio Caxiadão e tem sido visto como um resgate da tradição de fé do povo de Poço Branco. Desde quando era apenas um pequeno povoado até se tornar uma cidade emancipada, o povo católico de Poço Branco tem mantido vivas algumas de suas tradições – apesar da maioria delas ter sido deixada de lado com o passar do tempo.


Em entrevista ao Blog do Coração de Jesus, o poço-branquense, Zé Caxiado, afirmou que as tradições católicas do antigo povoado eram vividas com mais intensidade e maior participação da população. Tudo acontecia no interior e nos arredores da Capela do Coração de Jesus (foto acima), em Poço Branco Velho, envolvendo todas as famílias e durante vários dias. Segundo Caxiado, a capela foi construída no início do século XX e foi o espaço da comunidade católica até que as águas da barragem inundassem todo o povoado.

A CASA


É muito provável que parte dos leitores desse Blog considere esse assunto sem qualquer vínculo com o município de Poço Branco e acabem dando pouco crédito e valor ao tema. Não importa, pois a Casa do Estudante se confunde com muitas trajetórias de sucesso e frustração profissional de inúmeros estudantes do RN, e de Poço Branco também. São quatro em funcionamento no RN, sendo a masculina de Natal a mais conhecida - e também a que mais precisa de socorro.

As sérias dificuldades para sobreviver na Casa do Estudante de Natal não são novidade. Há muitos anos, sobreviver na Casa é uma tarefa apenas para abnegados ou para quem não dispõe de outra opção. Ainda assim, é impossível contabilizar quantos jovens já deixaram suas cidades para tentar uma vida mais digna e quantos deles atingiram ou não o seu objetivo final. Quase sempre é normal que, depois de alcançar o feito, a grande maioria não retorne a Casa para ensejar, ao menos, algum agradecimento ou reverência a instituição.

Num lugar aonde viveram vários dos atuais cientistas, engenheiros, professores, advogados, bancários, dentistas, contadores, médicos, economistas, funcionários públicos, químicos, etc., é de se estranhar que poucos destes tenham ajudado a Casa nestes vários anos de dificuldades. É de se estranhar que, mesmo depois de tanto sofrimento e abandono vividos, quase não exista mobilizações de ex-estudantes no intuito de ajudar a Casa do Estudante de Natal.

Problemas que nunca encontram uma solução definitiva e até denúncias de desvios de recursos, por parte da direção da Casa, continuam povoando a instituição construída em 1856 e que já abrigou um Hospital e um Quartel da Polícia Militar. Banheiros inservíveis, instalações hidráulicas comprometidas e cupins consumindo a estrutura de madeira são apenas alguns dos piores problemas vividos pela Casa.

Mesmo estando localizada no centro da cidade, a Casa do Estudante deixou de ser uma opção para o aluno carente que vem do interior do Estado. Se há alguns anos era normal abrigar 800 estudantes, hoje esse número não passa de 150 e a tendência é diminuir muito mais. O presidente da Casa, Luiz Paulo, afirmou a jornal da capital que já se cansou de correr atrás do poder público, de ouvir promessas e que cada vez menos municípios ajudam seus estudantes. Em sua opinião, uma saída para melhorar a Casa seria constituir um fundo para pedir ajuda financeira a ex-estudantes que já moraram na Casa.

Pela unidade masculina muitos poço-branquenses já passaram, mas, atualmente, não existe registro de algum conterrâneo. Isso se deve a proximidade de Poço Branco com a capital e, depois, devido aos diversos programas de inclusão educacional surgidos nos últimos anos no país, o que tem facilitado o acesso ao ensino superior sem precisar de grandes deslocamentos ou investimentos financeiros.